Defesas

A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E O ENVELHECIMENTO

POLÍTICAS DE INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA: PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MULHERES POBRES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NOTURNAS PRIMÁRIAS DE UBERLÂNDIA-MG (1933-1959): ESPAÇOS DE LUTA E RESISTÊNCIA PELA ESCOLARIZAÇÃO

NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO CONTÍNUA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE GOIÁS

VIDA, PENSAMENTO E OBRAS DO PROFESSOR JÚLIO CESAR DE MELLO E SOUZA - MALBA TAHAN: O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA À LUZ DA TEORIA DA CARGA COGNITIVA

Como se fora brincadeira de roda”: o grupo colaborativo como manancial do desenvolvimento docente

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DO PROGRAMA 'LEIA PARA UMA CRIANÇA' DO ITAÚ SOCIAL: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

O Grupo Escolar Bueno Brandão como expressão republicana no município de Uberabinha (1915 a 1930)

A DIREÇÃO TEATRAL NA AMÉRICA LATINA: NARRATIVAS DA FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

INTERFACES ENTRE A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A ASSISTÊNCIA SOCIAL: A CONCEPÇÃO DE ASSISTÊNCIA EM CONSTRUÇÃO NA UFMG

EDUCAÇÃO ONLINE EM GEOMETRIA ANALÍTICA: UM MODELO PEDAGÓGICO COM INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA

PEDAGOGIA DA BELEZA EM DISCURSOS PUBLICITÁRIOS NA REVISTA A VIDA MODERNA: SÃO PAULO (1907-1926)

POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE PROGRAMA DE GOVERNO: O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)

A criança e a apropriação da cultura escrita: uma possibilidade dialógica de ensino

Movimentos sociais estudantis no Brasil em fins de 2016: uma análise das ocupações escolares em Ituiutaba - MG

PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)

Narrativas de Si: trajetórias formativas de professores formadores iniciantes no ensino superior

IMPACTOS DO PIBID NO TRABALHO EDUCATIVO DOS SUPERVISORES

A CONCEPÇÃO DOS/AS ESTUDANTES, FAMÍLIAS, PROFESSORES/AS, COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, GESTORES/AS E SECRETÁRIAS ESCOLARES SOBRE A AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO(ANA)

O REPRODUTIVISMO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA DE MINAS GERAIS

AS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS E A FORMAÇÃO HISTÓRICA E CIDADÃ DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO (ITUIUTABA, MG, BRASIL, 2016)

EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE MONTES CLAROS/MG (2011-2014)

O ESTUDO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS-ITUIUTABA/MG (2017)

OS PRINCÍPIOS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA MARXISTA DA EDUCAÇÃO: LIMITES E AVANÇOS A PARTIR DO ESTUDO DE SEUS FUNDAMENTOS À LUZ DA TEORIA DA SUBJETIVIDADE

O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES FISIOTERAPEUTAS

TALENTOS ESPORTIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: (RE)PENSANDO AS ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NO ESPORTE

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS NEGROS EM UBERLÂNDIA: MEMÓRIAS, DILEMAS E RESISTÊNCIAS (1950-1970)

APROXIMAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E A LITERATURA INFANTIL: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

O ENSINO DE CIÊNCIAS NO DISCURSO DOS PROFESSORES: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM A LITERATURA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS

REVERBERANDO AFETOS E POTENCIALIZANDO PROCESSOS CRIATIVOS PELO COMPARTILHAMENTO DE EMOÇÕES EM SALA DE AULA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA: DAS NECESSIDADES FORMATIVAS À FORMAÇÃO CONTÍNUA

A REPRESENTAÇÃO DE INFÂNCIA NAS OBRAS DE LOURENÇO FILHO (1932-1956)”

CADERNOS DE EDUCAÇÃO DO MST: ALGUMAS REFLEXÕES

A CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATUITOS E O PROJETO DE EXPANSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM GOIÁS. (1950-1964)”

A ESCOLA MODERNA NO BRASIL E AS CONTRIBUIÇÕES DE LAURO DE OLIVEIRA LIMA: AVANÇOS E CONTRADIÇÕES

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS DESCOMPASSOS ENTRE A EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL E O MERCADO DE TRABALHO NO PIAUÍ

TRABALHO E SOCIEDADE: ORGANIZAÇÃO FABRIL E ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E O PLANEJAMENTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

ENTRE O PRESCRITO, O LIDO E O POSSÍVEL: NOVAS IDEIAS PEDAGÓGICAS DISSEMINADAS PELOS IMPRESSOS EDUCACIONAIS NO FAZER DO GRUPO ESCOLAR DE IBIÁ - MG

O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: RELFEXÕES DOS (AS) PROFESSORES (AS) SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE PICOS-PI

O ÁLBUM ILUSTRADO DA COMARCA DE RIO PRETO E A EDUCAÇÃO ENUNCIADA (1920-1929): HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E IDENTIDADES ALENTADAS EM VERBO-VISUALIDADE

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: O MUSEU DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO FORMATIVO

Vamos tirar a educação do quadro negro em que ela está: a nucleação escolar como proposta de reorganização e modernização na educação rural de Uberlândia-MG (1980 a 1990).

Educação Especial na Produção Acadêmica do PPGED/UFU: das contradições às proposições

EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA/MG: uma investigação sobre o currículo e os diários de classe

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFPI - CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO (PARNAÍBA-PI)

Política de formação continuada de professores: contribuições do curso Atendimento Educacional Especializado para estudantes com altas Habilidades/superdotação da Universidade Federal de Uberlândia

História do Grupo Escolar Osório de Morais: sujeitos e práticas escolares (1932-1971)

A EVOLUÇÃO COMO EIXO INTEGRADOR DOS CONTEÚDOS BIOLÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS FRENTE ÀS ORIENTAÇÕES DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO-PNLD 2018

HISTÓRIAS VIVENCIADAS NO EXTERNATO SANTA TERESINHA 1942-1972

ITINERÁRIOS DA 'PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR': FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM

VIVÊNCIAS RURAIS DA PROFESSORA EURIDES PEREIRA DE SOUSA: 1966-1997

HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM GOIÁS, 1835-1886

GÊNERO E BRANQUITUDE: REPRESENTAÇÕES DOCENTES NO BRASIL.

“Conceitos e Discursos da Educação Especial e Inclusiva: Vozes das Políticas Públicas e a Formação Continuada dos Professores no Curso AEE Surdos- UFU

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA NO ENSINO MÉDIO: O ENEM SOB A PERSPECTIVA DE DISCENTES E DOCENTES DA ESCOLA PÚBLICA

COLECIONANDO MEMÓRIAS DOCENTES: O MUSEU DOS SONHOS POSSÍVEIS

DOM EMANUEL GOMES DE OLIVEIRA E A EDUCAÇÃO EM GOIÁS (1923-1947): ENTRE A IGREJA E O ESTADO

MÍDIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DAS PUBLICIDADES DA CAMPANHA 'AGRO: A INDÚSTRIA-RIQUEZA DO BRASIL' DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO

O NEGRO NA 'CIDADE JARDIM': MODERNIDADE, EDUCAÇÃO E SEGREGAÇÃO NA SOCIEDADE UBERLANDENSE/MG (1889-1960)

CIÊNCIA, SEXUALIDADE E RELIGIÃO: ALIANÇAS, TENSÕES E CONFLITOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

A ESCOLA NORMAL DE UBERABA MINAS GERAIS: MODERNIDADE, CIVILIDADE E PROGRESSO (1881-1905)

VIDA E ARTE: ACORDES NARRATIVOS DA COMPOSIÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

ARTIVISMO, GÊNERO E SEXUALIDADE - LINN DA QUEBRADA E O ENSINO DE BIOLOGIA

POR UMA PEDAGOGIA DOS CORPOS NEGROS: O GRUPO TERRACOTA E O PROJETO DANÇANDO A NOSSA COR NO CONTEXTO DA ARTE-EDUCAÇÃO EM UBERLÂNDIA

O DESENVOLVIMENTO NA OBRA DE L.V. ZANKOV (1957-1977): UM OLHAR PARA OS PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

A UNESCO E A REFORMULAÇÃO CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2017)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROTAGONISMO INFANTIL NA ESCOLA DO CAMPO: CAMINHOS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DO ESPAÇO ESCOLAR

UMA ANÁLISE SOBRE O TRABALHO DOS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE NOVA PONTE/MG

O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TDICS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DA QUESTÃO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DAS IFES DO TRIÂNGULO MINEIRO (2007 A 2017)

O DUALISMO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: ANÁLISE DOS DECRETOS Nº 2.208/97 E Nº 5.154/04

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO PÚBLICA: ENTRE A PARCERIA E A PRIVATIZAÇÃO

A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 13415/2017 E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DE MINAS GERAIS: DIRETRIZES E PRÁTICAS

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: PERSPECTIVAS, DILEMAS E POSSIBILIDADES

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA FRENTE AO CONSUMO ALIMENTADO PELAS AGÊNCIAS FINANCEIRAS

AS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E O MOVIMENTO DE INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE A UFPI

REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ NO PERÍODO DE 2007 A 2016: ENCONTROS E DESENCONTROS NAS RELAÇÕES COM O SOCIAL E O MERCADO

O CORPO NARRADO: EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPI

TRABALHO E EDUCAÇÃO: A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA A PARTIR DA LEI DE COTAS Nº 12.711/2012

A UNIDADE PERSONALIDADE-PSIQUE-ATIVIDADE NO PENSAMENTO DE S.L. RUBINSTEIN: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO EDUCACIONAL

A BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS (PNLD 2017) E NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

O DOCENTE ADMINISTRADOR NO ESTADO DO PIAUÍ: PROFISSIONALIDADE E SABERES DA PRÁTICA DOCENTE

EDUCAÇÃO DO CAMPO: INTERFACES ENTRE PRÁTICAS CURRICULARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/FÍSICA

TRABALHO, EDUCAÇÃO E CONSENSO: APOIO DO ESTADO AO SETOR PRODUTIVO X GERAÇÃO DE EMPREGOS E EMPREGABILIDADE

A (IN)VISIBILIDADE DO TÉCNICO EM ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS EDUCACIONAIS: PERCALÇOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA NO BRASIL: OS CONTORNOS E TRAJETÓRIAS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA NO PERÍODO DE 2013 A 2018

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE AGRONOMIA: UMA PERSPECTIVA DE TRABALHO DE PROJETOS COM MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES DE MARTIN BUBER, GABRIEL MARCEL E EMMANUEL MOUNIER NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG

A HISTÓRIA DA ESCOLA DO HOSPITAL DO PÊNFIGO: DA MARGINALIDADE AO RECONHECIMENTO PÚBLICO EM UBERABA/MG (1959-1985

CONCEPÇÕES DE ESTADO E PLANEJAMENTO PRESENTES NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM UBERLÂNDIA - MG (2015-2025): UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES, POLÍTICAS E PRÁTICAS DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PIAUÍ (2006 -2016): MODELOS DE GESTÃO E EXPANSÃO DA OFERTA

31 SALTOS: A PRODUÇÃO E CRIAÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA

OBJETOS EDUCACIONAIS VIRTUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: LIMITES E POTENCIALIDADES

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ADOECIMENTO DOS DOCENTES CONTRATADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL EM UBERLÂNDIA-MG: 2010-2018

"GÊNERO E MEIO AMBIENTE: DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Se não fosse essa escola aqui da Martinésia, eu acho que eu seria um analfabeto até hoje: representações sobre as Escolas Combinadas de Martinésia, 1962 a 1985 (distrito de Martinésia, Uberlândia - MG)

MURO DAS PALPITAÇÕES: UM MANIFESTO DE MÃES NA UNIVERSIDADE

OUTRAS BIOLOGIAS: CARTOGRAFIAS DA COMIDA

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES UNIVESITÁRIOS/AS: UM ESTUDO SOBRE OS ESPAÇOS DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES/AS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU/MG (2010-2019)

EXPERIÊNCIA COM ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ESTÁGIO-DOCÊNCIA: UMA PERSPECTIVA INVENTIVA PARA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

O Grupo Escolar José Emílio de Aguiar: um capítulo da história da educação primária de Coromandel-MG (1961-1971)

SABERES DE PROFESSORES SOBRE A PRÁXIS PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE A DOCÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS MUNICIPAIS DE UBERLÂNDIA/MG, A PARTIR DA DÉCADA DE 1990

IMAGENS EDUCAM. LIÇÕES DE MODERNIDADE NA IMPRENSA ILUSTRADA PAULISTA E CARIOCA NA DÉCADA DE 1920

FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO SOLIDÁRIO: O desenvolvimento da Economia Popular Solidária nas práticas do Cieps/UFU

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: MANIFESTAÇÕES DE AFETIVIDADE EM UM GRUPO COLABORATIVO

A TRAMITAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746/2016: UMA ANÁLISE DO PROCESSO LEGISLATIVO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017.

Diálogos de professores: efeitos do ENEM nos saberes e práticas docentes de História e Língua Portuguesa do IFTM

Políticas Públicas de Acesso à Educação Superior: o Sistema de Seleção Unificada na Universidade Federal de Uberlândia

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO ESTADO DO PIAUÍ - concepções e dimensões didáticas do professor formado em Pedagogia sobre sua prática pedagógica –

É possível (trans) formar a docência universitária? Compreensões a partir de uma pesquisa-ação crítico-colaborativa com professores bacharéis

A Escola de Aprendizes Artífices do Estado de Goiás: o ensino profissional no projeto de modernização da sociedade brasileira (1909 a 1926)

Civilizar, moralizar e higienizar: modernizando a instrução pública primária no Estado de Goiás (1918-1944)

Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista - TEA: possibilidades para o desenvolvimento da prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL DOS SURDOS: CONSTRUÇÕES E POSSIBILIDADES

A Juventude Estudantil pelo olhar dos Jornais do Triângulo Mineiro: entre a tutela e a subversão (Décadas de 1950 e 1960)

A Educação Missionária no Brasil: da devoção religiosa ao projeto civilizador da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (1838-1895)

Grupo Escolar Prof. Ildefonso Mascarenhas da Silva: sua historicidade e o contexto econômico e social de Ituiutaba em sua implantação (1947-1961)

EDUCAÇÃO EM MARX, ENGELS E LÊNIN

Aprendizagem Desenvolvimental: Atividade de Estudo na perspectiva de V. V. Davidov

O Ensino de Matemática para crianças com Síndrome de Down: saberes teóricos e práticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Com as linguagens as crianças - brincadeiras na educação infantil

NAS ENTRELINHAS DA PEDAGOGIA DE CÈLESTIN FREINET: da Concepção à Prática de Educação

As mulheres da Ciência: uma análise dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2012, 2015 e 2018

"POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE QUIRINÓPOLIS/GO – 2017/2019

OLHAR DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA

Políticas públicas de formação continuada de professores da Educação Básica: impactos no Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Uberaba-MG

Experiências Museais de Professores de Ciências da Natureza: possibilidades para aproximar escolas e museus

A formação para o mercado de trabalho: a guarda-mirim de Montes Claros - MG (1992-2018).

O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO

A formação profissional dos egressos do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Ibatiba dos Anos 2011-2017. Para além da formação técnica?

O ZÉ NA PRIMAVERA OCUPADA: UMA ANÁLISE SOBRE A OCUPAÇÃO ESTUDANTIL DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ IGNÁCIO DE SOUSA EM UBERLÂNDIA – MG NO ANO DE 2016

O Conselho Municipal de Educação de Uberlândia (2015-2019): participação na democratização do ensino municipal.

PATOS DE MINAS NA ROTA DO TECNICISMO: ESCOLA POLIVALENTE COMO CONSTRUTORA DE MENTES PARA O PROGRESSO (1970 – 1985)

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: Contribuições e Desafios para a Região Sudeste do Brasil

Aproximações e distanciamentos na Educação do Campo: dos documentos oficiais aos livros didáticos - componente curricular Ciências

A Avaliação Escolar no Processo Educacional de Crianças com Deficiências na Perspectiva de Docentes do Ensino Fundamental

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DA EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tornar-se Professor, Professora: a constituição da identidade profissional de docentes que atuam no Atendimento Educacional Especializado de Escolas da Rede Municipal de Uberlândia – MG.

Os desafios formativos de docentes alfabetizadores/as de um Colégio de Aplicação Federal em Minas Gerais: diálogos com referenciais freireanos e possibilidades para a formação permanente em serviço

POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E VALORIZAÇÃO DOCENTE – fatos e desafios

Docência Universitária: Pensando a prática pedagógica do(a) professor(a) farmacêutico(a).

Avaliação da Política Educacional para Alfabetização na Idade Certa: reflexões sobre o PNAIC no período entre 2012 a 2018

Trabalho docente e Atividade Pedagógica: a prospecção da liberdade-felicidade na trama da formação contínua do Campus Amílcar Ferreira Sobral

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Paradigmas de gestão Educacional no contexto do Prêmio Gestão Escolar

Educomunicação e Jornalismo: possibilidade de prática educativa para o exercício do jornalismo cidadão

ENSINAR HISTÓRIA EM ESCOLAS NO MEIO RURAL: um estudo no município de Ituiutaba MG, Brasil

O discurso da agroecologia encontrado nos livros de ciências aprovados pelo PNLD 2017 e escolhidos pelas escolas do município de Uberlândia - MG.

Aproximações e distanciamentos na Educação do Campo: dos documentos oficiais aos livros didáticos - componente curricular Ciências

A APRENDIZAGEM CRIATIVA DO SUJEITO: um estudo à luz da Didática Desenvolvimental e da Teoria da Subjetividade

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS RURAIS DE UBERLÂNDIA - MG: a interface entre Educação Especial e Educação no Campo

Educação Protestante em Goiás: entre Modernidade e Tradição nos Institutos Samuel Graham – Jataí e Granbery – Pires do Rio (1942-1963)

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS RURAIS DE UBERLÂNDIA - MG: a interface entre Educação Especial e Educação no Campo.

DIMENSÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO NO ÂMBITO NÃO-ESTATAL EM UBERLÂNDIA-MG: em foco a gestão e o trabalho docente.

POLÍTICAS E PROGRAMAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL NO CONTEXTO DE MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL

Teoria da atividade de estudo: contribuições de V. V. Repkin

Necessidades formativas de professores/as da Educação Infantil: um estudo dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia/GO

Ensino da Matemática e aprendizagem da pessoa autista: contribuições da teoria instrucional de Robert Gagné

ENSINO MÉDIO TÉCNICO PROFISSIONAL: UM PROCESSO INSTRUMENTAL PARA A EMPREGABILIDADE

Tecendo Colaborativamente a Formação e o Desenvolvimento Profissional Docente no IFTM: identidade, saberes e práticas

A periodização do desenvolvimento e a teoria da atividade de estudo: uma análise das contribuições de D. B. Elkonin à luz da teoria da subjetividade

JONATHAS SERRANO EM 1932: UM ESCOLANOVISTA CATÓLICO EM MEIO ÀS POLÊMICAS EDUCACIONAIS DE SEU TEMPO

A PRESENÇA DO IDEÁRIO CATÓLICO NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1925-1940)

A Educação Superior como um espaço para todos/as: as necessidades formativas de docentes universitários/as rumo à inclusão de educandos/as com deficiência

Inclusão e Ensino de Física: Contextos e Perspectivas no Processo de Escolarização de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial

TODAS SOMOS EDUCADORAS SEXUAIS: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PENSA SOBRE ISSO?

Ensino de Física e autismo: articulações no Ensino Médio

O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: metodologias para os primeiros anos do ensino fundamental

Docência Universitária inovadora: um estudo nos cursos de Educação Física em IFES da Região do Triângulo Mineiro

CINEMA E EDUCAÇÃO: A DIMENSÃO DIALÉTICA DO CINEMA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS.

APONTAMENTOS DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE GENÊRO E PRÁTICA PROFISSIONAL

AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: lastros do jogo neoliberal às resiliências profissionais

POTENCIALIDADES E LIMITES DA ESCOLA PÚBLICA PARA AS CLASSES POPULARES: exclusão e inclusão nos processos de ensino, avaliação e aprendizagens em escolas municipais de Uberlândia-MG

O papel docente na Educação Infantil: impactos da formação contínua no repensar profissional de professoras que trabalham com crianças menores de 6 anos

OLHAR SENSÍVEL PENSANTE DE CRIANÇAS: SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE VISUALIDADES NA ESCOLA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Educação financeira no livro didático de matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental

A tentativa de construção do Califado: o Estado Islâmico e suas Bases de Sustentação

ARTE E GEOGRAFIA EM CONEXÃO: ANÁLISE DE PRODUÇÕES DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS SOBRE O ESPAÇO

Entre disputas e debates: a construção da BNCC de História

AS EXPERIÊNCIAS COM O CINEMA NA TRANSFORMAÇÃO DOCENTE

A relação entre educação e política a partir de Hannah Arendt: reflexões acerca do fenômeno Escola sem Partido

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA DIMENSÃO 2 DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) 2011-2014: ANÁLISE DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO VERDE-GO.

VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA/MG (2009-2019)

Políticas da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia: formação continuada nos grupos de trabalho (2018-2019) e construção das diretrizes curriculares.

Entre diamantes e cascalhos: a Escola Normal de Diamantina, 1878 a 1905.

Genealogia do curso superior de Música da Universidade de Uberlândia, MG (1957-69)

ENSINO SUPERIOR: impactos das políticas do SINAES na organização das avaliações internas em Centros Universitários

A CENTRALIDADE DO CONCEITO DE QUALIDADE NAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E AS REPERCUSSÕES NO FORTALECIMENTO DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EXTERNA

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFISSINAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM UBERLÂNDIA

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES BACHARÉIS: a materialização das políticas institucionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (2008-2018)

Diálogos sobre Educação, Decolonialidade e Relações Étnico-Raciais na Formação de Professoras/es: perspectivas sobre o currículo e suas fronteiras epistêmicas

HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR NA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA EM UBERLÂNDIA (1983-1988)

ENTRE QUADROS E ENQUADRAMENTOS: A ESTEREOTIPIZAÇÃO DOCENTE NAS TEAS DO CINEMA

O Método de Melhoria de Resultados na Agenda da Rede Pública Estadual Paulista: a lógica gerencial na definição da qualidade educacional

POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ecos da acessibilidade arquitetônica na UFU

O livro me escolheu!”: vivências de leituras com crianças de uma escola municipal de educação infantil

ENSINO RELIGIOSO: HISTÓRIA, CURRÍCULO E DESAFIOS DOCENTES

RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS E ENSINOAPRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DO PORTAL IBGEEDUCA PARA CRIANÇAS

Docência no Ensino Superior: a colaboração como caminho para a reflexão sobre a práxis

Uma análise da Judicialização da educação superior no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia a partir de sua expansão em 2006.

AFRANIO MARCILIANO DE FREITAS AZEVEDO: Narrativas de Vida, de profissão e de Política

O direito à educação infantil em Uberlândia: análise das estratégias do Plano Municipal de Educação (2015 – 2025)

Tempos vividos, histórias e memórias construídas: as escolas rurais e suas professoras (Ituiutaba-MG, 1970 a 1990).

AS MARCAS DA HOMOFOBIA NA VIDA DE UM DOCENTE: NARRATIVAS QUE ECOAM DA SALA DE AULA

O projeto de educação em Minas Gerais: as ações de Dom Cabral no cenário educacional de Belo Horizonte, 1922-1956.

O ensino de Aritmética nos primeiros anos escolares e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil (1960-1980)

O CURRÍCULO E ANÁLISE DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS CURSOS DE HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MINEIRAS

Representações da Professora na Imprensa Escrita: a Educação Feminina por meio do Jornal O Repórter de Uberlândia-MG (1933-1963)

ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERLÂNDIA/MG: contribuições, desafios e possibilidades

UM ESTUDO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA HABILITAÇÃO ESPECÍFICA PARA O MAGISTÉRIO (HEM): EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS DE UBERLÂNDIA NO PERÍODO DE 1971 A 1996.

As mulheres sob o capital: apontamentos teóricos acerca da relação entre a opressão das mulheres e a exploração capitalista

As mulheres sob o capital: o papel do trabalho doméstico na relação entre a opressão das mulheres e a exploração capitalista

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL DE UBERLÂNDIA-MG - 1998 a 2011

O MOBRAL SOB O OLHAR DE UMA GEÓGRAFA

EMPREENDENDORISMO" NO CONTEXTO DA UBERIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL (2014-2020)

Intelectual Theobaldo Miranda dos Santos: Entre tradicional e modernista, conservador e progressista 1910-60

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO POLITÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM

Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma Educação no Antropoceno?

Estudo de Aula de Matemática com Robótica Educacional na Formação Inicial do Professor de Matemática

Histórias e Culturas Indígenas Outras em Índio Presente (2017): o potencial da produção midiática na desconstrução de equívocos

O DIRETOR ESCOLAR E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUIUTABA-MG.

Formação Didática de Professoras da Educação Infantil com foco no Desenvolvimento da Personalidade desde a Infância

GÊNERO E MEIO AMBIENTE: DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Das Práticas Pedagógicas exitosas (in)visibilizadas na Educação Básica ao Prêmio Professores do Brasil: diálogo com professores/as ganhadores/as das edições 2017 e 2018

DARCY RIBEIRO E A FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: uma perspectiva histórica e educativa (1960-1964)

CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD/EJA 2014

Saberes Teóricos e Práticos Necessários ao Ensino de Matemática Destinado a Pessoas Surdas.

As configurações de família em livros didáticos de Ciências do 1º ano do Ensino Fundamental.

DOS CORONÉIS PELA EDUCAÇÃO: IDEOLOGIA DA FAMÍLIA E ULTRACONSERVADORISMO NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Escola Doméstica de Brazópolis: para além das montanhas mineiras (1927-1932)

Relações étnico-raciais na alfabetização científica: contextos do livro didático de Ciências no Ensino Fundamental.

"Olha, Essa Consciência Política Surge do Agir!": Experiências e Memórias de Estudantes Secundaristas que Ocuparam Escolas Públicas (Uberlândia – MG, 2016-2019)

Saberes Teóricos e Práticos no Ensino de Matemática para Pessoas com Deficiência Visual.

BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma revisão bibliográfica.

AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: caminhos percorridos por um Colégio de Aplicação Federal

EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO DE PANDEMIA (COVID-19): direito ao cuidado e à educação da criança pequena no município de Uberlândia

A Indústria 4.0 e as Mudanças no Mundo do Trabalho e da Educação: qualificação e precarização.

Processos Educativos na Congada em Catalão (GO): reflexões sobre o lugar da escuta e do olhar para o aprender-ensinar-aprender dos saberes socioculturais

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a objetivação de uma educação precária para um trabalho precarizado

TEORIA DO DESIGN INTELIGENTE E ARGUMENTO DO DESIGNIO: DUAS DENOMINAÇÕES, UM ENREDO

As tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de área e perímetro na EJA na perspectiva da teoria histórico-cultural

A REESTRUTURAÇÃO DO CARGO DE ANALISTA PEDAGÓGICO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERLÂNDIA: Análise do impacto da intensificação do trabalho desse profissional

HISTÓRIAS SINGULARES DE ALFABETIZADORAS MINEIRAS 1915 a 1971

A Escola Estadual Polivalente Doutor Tharsis Campos (Catalão-GO: 1978- 1985)

Histórias contadas nas entrelinhas: Ética e moral nas fábulas de La Fontaine e nos contos de fadas de Charles Perrault e a relação com a educação e a infância

De faculdade isolada à universidade: 45 anos da federal FMTM em Uberaba/MG (1960-2005)

EDUCAÇÃO INFANTIL: DIMENSÕES ÉTICAS E LEGAIS À LUZ DE KANT E CONDORCET

O ensino remoto, as tecnologias digitais de informação e comunicação e a precarização do trabalho docente.

A ROBÓTICA EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

A Emergência da Educação Física no Discurso Educacional Brasileiro (1925-1935)

A avaliação da aprendizagem em escolas inseridas em territórios rurais: práticas ou práxis avaliativas?

O podcast no processo de ensino-aprendizagem de Jovens e Adultos na Educação Matemática

Conhecimento sobre Robótica Educacional na formação inicial de professores de Matemática

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Educação e mundo do trabalho juvenil no Brasil: das formas de precarização dos jovens trabalhadores e sua formação no ensino médio, de 2016 a 2022

05/09/2023
14:00
Educação e mundo do trabalho juvenil no Brasil: das formas de precarização dos jovens trabalhadores e sua formação no ensino médio, de 2016 a 2022
Sala 150- Bloco 1G - Campus Santa Mônica
31/08/2023
14:00
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Sala 150- Bloco 1G - Campus Santa Mônica
30/08/2023
14:30
Conhecimento sobre Robótica Educacional na formação inicial de professores de Matemática
Sala 150- Bloco 1G - Campus Santa Mônica
30/08/2023
09:00
O podcast no processo de ensino-aprendizagem de Jovens e Adultos na Educação Matemática
Sala 150- Bloco 1G - Campus Santa Mônica
29/08/2023
14:00
A avaliação da aprendizagem em escolas inseridas em territórios rurais: práticas ou práxis avaliativas?
Sala 150- Bloco 1G - Campus Santa Mônica
29/08/2023
08:30
A Emergência da Educação Física no Discurso Educacional Brasileiro (1925-1935)
Sala 150- Bloco 1G - Campus Santa Mônica
28/08/2023
14:30
A ROBÓTICA EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Sala 150- Bloco 1G - Campus Santa Mônica
28/08/2023
09:30
O ensino remoto, as tecnologias digitais de informação e comunicação e a precarização do trabalho docente.
Sala 150- Bloco 1G - Campus Santa Mônica
28/08/2023
09:00
EDUCAÇÃO INFANTIL: DIMENSÕES ÉTICAS E LEGAIS À LUZ DE KANT E CONDORCET
Sala 150- Bloco 1G - Campus Santa Mônica
28/08/2023
08:30
De faculdade isolada à universidade: 45 anos da federal FMTM em Uberaba/MG (1960-2005)
Sala 150- Bloco 1G - Campus Santa Mônica