Programa de Pós-graduação em Educação

PPGED
por Portal PPGED FACED
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 14/09/2023 - 08:47

Missão; Objetivos; Área de Concentração

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU) está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e caracteriza-se por ser um Programa Acadêmico com a oferta dos Cursos de Mestrado e Doutorado. A certificação auferida aos que concluem sua formação no PPGED/UFU é de Mestre em Educação ou Doutor em Educação, respectivamente. Está regulamentado pela Resolução nº 05/2008 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU (CONPEP/UFU), complementada e atualizada pelas Resoluções 07 e 08 de 2011 do mesmo CONPEP/UFU. O PPGED/UFU tem como missão desenvolver estudos e pesquisas sobre a "Educação" e formar profissionais habilitados para este fim. Orientado por sua missão, são objetivos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia:

I - Constituir-se em ambiente de produção e difusão do conhecimento no campo da educação;

II - Formar docentes, pesquisadores e profissionais na área de Educação;

III - Conferir os graus de Mestre e Doutor em Educação;

IV - Desenvolver estudos e pesquisas sobre a "Educação";

V - Contribuir para o desenvolvimento científico e a melhoria da qualidade da Educação na região e no Brasil.

 

Linhas de Pesquisa

O PPGED se articula a partir de cinco Linhas de Pesquisa, a saber:  

Educação em Ciências e Matemática 

Estado, Políticas e Gestão da Educação

História e Historiografia da Educação

Saberes e Práticas Educativas

Trabalho, Sociedade e Educação

 

Um pouco da história do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU

A história e trajetória do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia se situa e desenvolve no contexto da pós-graduação em Minas Gerais e remonta ao final dos anos de 1980. O ano de criação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFU é 1988. Mas seu funcionamento regular começou em março de 1990. Em outubro de 1992 foi defendida a primeira dissertação, Estudo fenomenológico do ensino–aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência, de Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, que foi orientada pelo professor doutor Luis Ernesto Rodriguez Tapia. Em 1994, o mestrado em Educação Brasileira da UFU teve recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), antecedendo um processo de avaliação da pós-graduação em educação em geral em 1996 que marcou o campo da educação superior, em especial da pós-graduação.

O processo de implantação, reconhecimento e consolidação do PPGED/UFU foi marcado pelo empenho e compromisso com a educação pública, e no seu contexto, com a universidade pública, como lócus privilegiado na produção de conhecimento, no desenvolvimento da pesquisa. A realidade da UFU nesse período, em termos de programas de pós-graduação era relativamente pequena. Como relembra a professora Selva Guimarães (2014, p.18) sobre o reconhecimento do Mestrado pela CAPES. Foram muitos: “Os esforços coletivos para superar problemas identificados em relação à estrutura curricular e ao corpo docente e à produção científica. Foram incorporados ao programa de Mestrado, cinco novos doutores, o que amenizou os problemas causados pelas aposentadorias precoces ocorridas até então. Incrementaram-se as atividades de pesquisa e de produção docente nas duas linhas de pesquisa: Saberes e Práticas Escolares e História e Historiografia da Educação. O programa recebeu nota 3 e, sucessivamente, nota 4 nas avaliações”.

Em sua fase inicial o PPGED/UFU se estruturou em torno de duas Linhas de Pesquisa: “História e Historiografia da Educação” e “Saberes e Práticas Escolares”. No caso da linha de pesquisa “História e Historiografia da Educação”, a partir de uma experiência importante em projeto nacional capitaneado no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (Histedbr), no qual houve forte investimento na catalogação de fontes de interesse para a História da Educação. Com essa perspectiva abrangia investigações históricas sobre os fenômenos educativos escolares e não escolares, respeitadas as diferentes possibilidades teórico-metodológicas. Mais tarde houve desdobramentos de pesquisa que incidiram nas temáticas da História das Instituições Educacionais, da História da Educação na Imprensa e nos Impressos Educacionais, bem como dos processos de constituição e reforma de medidas legislativas nos âmbitos local, regional e nacional.

Na segunda linha de pesquisa “Saberes e Práticas Escolares”, os enfoques residiam no estatuto científico da educação, em que a pesquisa almeja produzir conhecimentos sobre currículo, sobre as várias facetas do processo de ensino e aprendizagem e de sua regulação e organização política e administrativa, dentre outros pontos. Nessa linha de pesquisa reuniam os pesquisadores voltados para os estudos no campo da didática e teoria pedagógica; do ensino da língua portuguesa, literaturas, história, geografia, ciências, seus conteúdos e metodologias; da organização dos sistemas de ensino, das instituições escolares, do currículo e análise de questões no campo da política e da gestão em educação Nesse primeiro momento, o PPGED/UFU, em curso de Mestrado, demarcava sua abrangência em torno do estudo da educação escolar brasileira.

Ao mesmo tempo em que o Programa dava seus primeiros passos a UFU, assim como as demais instituições federais de ensino superior, viviam um processo de profundas mudanças em seu quadro docente. Essas mudanças decorriam, de um lado, um elevado número de professores que ao longo dos anos de 1990 e início dos anos 2000 se desligaram de suas funções em decorrência, principalmente, de aposentadorias. De outro lado, essas mudanças traziam, também, os resultados dos esforços institucionais empreendidos no sentido da qualificação de seu corpo docente em nível de doutorado.

Nos primeiros anos de constituição e desenvolvimento da UFU, assim como ao longo dos anos de 1980 e anos de 1990, havia um forte esforço institucional no sentido de, ao mesmo tempo, consolidar e fortalecer um ensino de graduação de qualidade e, outra parte, avançar na qualificação e capacitação de seus docentes em nível de pós-graduação – mestrado e doutorado. Nesse sentido, as políticas de qualificação do corpo docente das universidades públicas vigentes à época, assim como as próprias políticas internas da UFU em torno desta mesma qualificação, propiciaram as bases necessárias para a construção e consolidação, também, da pós-graduação na instituição com a criação e implantação de vários Programas de Pós-Graduação. Além desses aspectos, essa Universidade viveu, nesse mesmo período, o processo de alteração estatutária, que se desenrolou ao longo dos anos de 1997 a 1999, culminando com a implantação, a partir de janeiro de 2000, do novo Estatuto e Regimento Geral da UFU. Por meio da Lei n. 6.532, de 24 de maio de 1978, a UFU teve definida a sua organização inicial estruturada em três centros, a saber: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Centro de Ciências Exatas e Tecnologias e o Centro de Ciências Biológicas e Medicina; aos quais estavam vinculados os respectivos departamentos e cursos.

No âmbito do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes estava instalado inicialmente o Departamento de Pedagogia. O antigo Departamento de Pedagogia foi, posteriormente, já nos anos de 1980, desmembrado em três outros Departamentos: Departamento de Filosofia; Departamento de Fundamentos da Educação e Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica. Nesta antiga estrutura administrativa o PPGED estava, administrativamente, subordinado do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Com o novo Estatuto e Regimento Geral, foram extintos os antigos Centros e Departamentos e instaladas as novas unidades acadêmicas designadas como Faculdades ou Institutos ou Escolas. As novas unidades acadêmicas criadas se constituíram a partir, num primeiro momento, da fusão dos departamentos existentes nos três Centros que estruturavam a Universidade à época. Nesta nova organização institucional a área da Educação foi reunida na Faculdade de Educação (FACED), a partir da fusão dos departamentos de Fundamentos da Educação e de Princípios e Organização da Prática Pedagógica. Neste percurso, o Programa cresceu em termos quantitativos e qualitativos e ampliou o debate sobre sua própria experiência e a construção de sua identidade.

A nova estrutura curricular e o novo regulamento do Programa que foram implantados em 1997, sofreriam análise, sobretudo, a partir de 2001, ano a partir do qual a UFU desencadeou o processo de discussão em torno da elaboração do Regimento Geral da Pós-Graduação da UFU, que culminou em sua aprovação em 22 de janeiro de 2003. Assim, como decorrência deste rearranjo institucional mais amplo, houve necessidade de adequação dos regulamentos dos diversos Programas de Pós-Graduação existentes na UFU.

Em meados dos anos de 2000, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU demonstrou considerável ampliação de sua inserção para além do âmbito regional dos primeiros anos de ser funcionamento. Este novo potencial também pode ser observado na produção científica, pois esta apresentou expressivo crescimento na área da Educação, o que possibilitou e viabilizou o avanço do Programa para sua inserção nacional e internacional. O PPGED/UFU continuava sua consolidação na mesma direção que caminhava a pós-graduação brasileira. O permanente fortalecimento e amadurecimento do PPGED/UFU potencializaram e contribuíram para a construção, em 2004, do projeto curso de Doutorado a ser ofertado no âmbito deste Programa. Em 2004, foi apresentado o Projeto relativo a implantação do Doutorado em Educação na UFU, com aprovação interna, pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia e início da a primeira turma do Curso de Doutorado em Educação no ano de 2006, após a autorização e recomendação pela CAPES ocorrida no ano de 2005.

A professora Selva Guimarães (2014, p.18-19), relembra em movimento e momento vivido peLo PPGED “Foi potencializada a construção do projeto do Doutorado em Educação, que foi aprovado pelo Conselho Universitária da Universidade Federal de Uberlândia em 2004 e, 2005 foi autorizado e recomendado pela CAPES. [...] Nessa trajetória, efetivamos os convênios do DINTER e PMCD (Programa Mineiro de Capacitação Docente). O DINTER – Doutorado Interinstitucional – UFU/UNIFAP – faz parte do Programa “Ação Novas Fronteiras”, que tem como finalidade atender à demanda de formação de novos doutores em educação em instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão em região de fronteira, distante dos grandes centros produtores de conhecimentos científicos do país. O processo de seleção para os candidatos ao DINTER/UFU/UNIFAP foi realizado em outubro de 2009, em Macapá, na sede da Universidade Federal do Amapá. A Comissão de seleção foi composta por cinco professores do PPGED/UFU. Ao final do processo, foram aprovados quatorze candidatos, sendo que a maioria deles se formou em 2013. Um trabalho em parceria que julgo de grande relevância social para o nosso país”. Nesse primeiro momento de implantação do curso de Doutorado o PPGED/UFU se estruturou em duas Linhas de Pesquisa: História e Historiografia da educação e Saberes, Políticas e Práticas Educativas. Esta segunda Linha de Pesquisa se distinguia daquela que até então estava estruturada no curso de Mestrado.

Em 2006, o Programa reestruturou essas linhas de pesquisa quando passou a contar com três Linhas de Pesquisa: História e Historiografia da educação e Saberes e Práticas Educativas e, a terceira linha, Políticas e Gestão da Educação. Essa reestruturação do PPGED/UFU expressava, em boa medida, os resultados institucionais pela qualificação de seu professores, os quais, muitos deles, haviam concluídos seus cursos de doutorado e avançavam na consolidação da pesquisa e da pós-graduação na Instituição. Ao mesmo tempo, coetâneo a esses movimentos internos, O PPGED/UFU se projetava na região, em especial por meio a produção intelectual-acadêmica sobre educação.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma instituição de referência e atua como estimuladora e disseminadora da produção cultural e do desenvolvimento científico e tecnológico na cidade de Uberlândia e na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com extensão desta atuação ao Sul e ao Sudeste do Estado de Goiás e ao Norte e ao Nordeste do Estado de São Paulo. Acrescente a essa trajetória os esforços do PPGED-UFU na perspectiva de sua internacionalização, sobre isso o professor Carlos Henrique Carvalho (2014, p.21) destacava “os esforços no sentido de promover a realização de atividades do estágio de pós-doutorado no exterior, bem como incentivar seus docentes a desenvolvê-los, em convênio com instituições de outros países”. Esses esforços visavam “ampliar a participação de nossos alunos em instituições internacionais. Por isso, firmamos convênio, no âmbito do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC) da Organização dos Estados Americanos e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) – PAEC – GCUB, em 2012, quando recebemos alunos da Colômbia para realizar seus doutoramentos no PPGED.

A partir de 2011, a área de concentração do Programa passou a ser definida como “Educação” e o mesmo passou a contar com cinco Linhas de Pesquisa, a saber: História e Historiografia da Educação; Saberes e Práticas Educativas; Estado, Políticas e Gestão em Educação; Trabalho, Sociedade e Educação e Educação em Ciências e Matemática. Estas alterações no PPGED/UFU resultaram importantes de mudanças vividas pelas IFES de modo mais intenso e rápido a partir de 2007 e que implicaram um aprofundamento nos processos de avaliação interna. A UFU, assim como outras IFES, viveu um processo de ampliação de seu quadro docente, a maiorias deles adentrando à universidade já com formação em nível de doutorado concluída. Essa nova realidade que se instalava trazia para a pós-graduação, e de modo particular para o PPGED da Faculdade de Educação, novos docentes, com novas perspectivas e potencialidades investigativas, o que demandava que esse Programa contemplasse novos campos de investigação.

Como se observa, o PPGED/UFU construiu e constrói uma trajetória de muitas aprendizagens, mas, também, de muitas conquistas e de fundamental contribuição para o desenvolvimento da área da educação. O trabalho é permanente e continua, especialmente na perspectiva de, a partir de sua consolidação em âmbito local, regional e nacional, dar passos mais largos na perspectiva de aprofundamento sua interlocução acadêmica e científica para além dessas fronteiras, no horizonte de sua internacionalização. Referências CARVALHO, Carlos Henrique de. Entre desafios e perspectivas. Tempo e Memória, Uberlândia, p. 20–21, maio 2014. GUIMARÃES, Selva. Uma história em construção. Tempo e Memória, Uberlândia, p.18–9, maio, 2014.

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