Sônia Maria dos Santos

Última modificação: 25/07/2023 - 09:51
Tipo do Docente:
Permanente

É Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. É licenciada em Educação Artística (1983) e Pedagogia (1987) pela UFU. Realizou o curso de Mestrado em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (1995) e o de Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Fez pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atuou como professora do estado de Minas Gerais (1992),Foi contratada pela Prefeitura Municipal de Uberlândia(1993) foi professora, supervisora, Diretora, criou em conjunto com outros professores o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais/CEMEPE, (1990). Foi aprovada no primeiro concurso público da Prefeitura Municipal de Uberlândia (1990). Foi aprovada em 1º lugar no concurso público da UFU.(1993), onde atuou como professora de Políticas Públicas, Alfabetização, Educação Infantil, Metodologia da Língua Portuguesa e EJA - Educação de Jovens e Adultos, no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. Atua como voluntaria no Mestrado, Doutorado e pós doutorado do PPGED/FACED\UFU. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores das áreas de Alfabetização de crianças e EJA. Pesquisa e estuda principalmente os seguintes temas: História e Memória da Alfabetização; EJA; Grupos Escolares; Formação de Alfabetizadoras Brasileiras. Coordenou o COMFOR/REDE/UFU de formação de professores na região do Triângulo Mineiro. Coordenou o Pacto do Ensino Médio nos polos da UFU e UNIMONTES. Coordenou cursos de pós-graduação, com ênfase na Diversidade e EJA, Na Juventude e EJA e no Ensino Médio e EJA. Na Docência e Educação Infantil. Desde de 2004, coordena o grupo de pesquisa do CNPQ História da Alfabetização: Lugares de formação, Cartilhas e Modos de fazer". Coordenou a coletânea EJA na Diversidade, (2010, 2013, 2015) e o livro História Alfabetização e suas Fontes, (2018), ambos da EDUFU. Neste ano organizou o livro "História da Formação das Alfabetizadoras em Minas Gerais"(2020), Editora Navegando. Coordenou o TRIEJA - Fórum de EJA do Triângulo Mineiro. Coordenou o Fórum Mineiro de EJA. Foi Conselheira da EDUFU. Foi Conselheira do CONSEX. Foi diretora eleita da FACED. Orientou 15 dissertações de mestrado, 10 teses de doutorado e 5 pos doc.