Décio Gatti Júnior

por Portal PPGED Faced
Publicado: 13/05/2019 - 15:51
Última modificação: 29/09/2021 - 17:30
Tipo do Docente: 
Permanente

Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pós-doutorado concluído na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1B). Membro Titular do Comitê de Assessoramento de Educação (CA-ED) do CNPq (Portaria CNPq n.563/2021 - Mandato 01/07/2021 a 30/06/2024). Professor Titular de História da Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Editor do periódico científico Cadernos de História da Educação. Diretor da coleção de livros História, Pensamento e Educação da Edufu. Integrante do projeto de pesquisa internacional Connecting History of Education. International networks, scientific production and global dissemination, com sede na Universitat de València (Espanha), com pesquisadores da Espanha (U. Extremadura, U. Valladolid, U. Málaga, U. Sevilla e U. Complutense de Madrid), Reino Unido (U. Birmingham e U. Roehampton), Suíça (U. Genève), Grécia (U. Crete), Itália (U. Macerata), Chile (U. Alberto Hurtado) e Austrália (U. Melbourne e U. Sydney). Integrante da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU. Integrante da Comissão Gestora do Portal de Periódicos Científicos da UFU (Reitoria/Portaria de Pessoal UFU n.2035/2021). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Disciplina História da Educação (Gepedhe). Vice coordenador do Fórum de Editores de Periódicos da área de Educação da região Centro-Oeste (Fepae-CO) no âmbito da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro do corpo editorial dos periódicos científicos: Rivista di storia dell´educazione (Itália); Historia y Memoria de la Educación (Espanha); Revista e-Curriculum (Brasil); Revista de Educação Pública (Brasil); Cadernos de História da Educação (Brasil). Revisor de 42 periódicos científicos nacionais e internacionais. Integrou a diretoria do periódico Educação & Filosofia (1997-2013), bem como o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU em diversos mandatos. Foi membro do Conselho da Edufu (2004-2012 e 2016-2020). Integrou a Câmara de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes da Fapemig (2008-2012). Atuou na coordenação FEPAE-CO no âmbito da ANPEd (2016-2021). Exerceu a vice coordenação do Comitê de Acordos de Cooperação da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU (2017-2018). Autor do livro A escrita escolar da História (2004). Organizador, em parceria, dos livros: Novos Temas em História da Educação (2002); História da Educação em Perspectiva (2005); Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino em História da Educação (2007); O Ensino de História da Educação em Perspectiva Internacional (2009); Perspectivas do Ensino de História (2011); O Ensino de História da Educação (2011); Tempo de cidade, lugar de escola (2012); Trajetórias na formação do campo da história da educação brasileira (2013); O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar (2015). Sócio fundador da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Membro regular da International Standing Conference for the History of Education (Ische). Sócio da Associação de História da Educação de Portugal (Histedup). Membro do GT-História da Educação da Anped, da Anpuh e do GT-Uberlândia do Histedbr. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, História das Instituições Educacionais, História Disciplinar, Ensino de História e Livro Didático.