Adriana Cristina Omena dos Santos

Última modificação: 29/09/2021 - 18:54
Tipo do Docente:
Permanente

Adriana Omena Santos esteve como visiting researcher no Institute for Science, Society and Policy (ISSP) da University fo Ottawa (Canadá) no período de 2018-2019, por ocasião do estágio pós-doutoral em Comunicação Pública da Ciência. É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Mestra em Ciências da Comunicação (Comunicação e Política) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Doutora em Ciências da Comunicação (Comunicação e Tecnologias) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atualmente é docente no curso de Jornalismo, faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (mestrado profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (mestrado e doutorado) todos na Universidade Federal de Uberlândia, além de ser líder do grupo de pesquisa CPCienTE - Interfaces em Comunicação Pública da Ciência, Tecnologias e Educação na mesma instituição. É membro da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, com mandato na Diretoria Cultural no triênio 2014 - 2017, na Diretoria de Documentação e Memória para o triênio 2017- 2020 e na Diretoria Administrativa no atual triênio (2020-2023). Desde 2020 participa da coordenação do GT 18 Ética, Libertad de Expresión y Derecho a la Comunicación na Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación ? ALAIC. Foi tutora do PET Conexoes de Saberes (2010-2018), coordenadora do curso de Jornalismo (2009 -2012) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (2013 - 2017) da Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolveu atividades no Ministério da Educação como membro da Executiva Nacional do Programa Conexões de Saberes junto ao MEC/SECAD/SESU (representação sudeste), e membro da Comissão Nacional de Avaliação do PET junto ao MEC/SESU. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em comunicação pública, comunicação política, políticas públicas, tecnologias e comunicação. Tendo em vista sua experiência, possui publicações nacionais e internacionais em revista e eventos científicos correlatos à sua formação.